sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ensinamentos




O amor faz o oceano ferver como um caldeirão,
O amor reduz as montanhas a poeira,
O amor quebra os céus em uma centena de pedaços,
E mesmo sem saber disso,
O amor faz a terra tremer.
Deus disse, "Se não fosse por puro amor,
Como poderia ter criado esse mundo?
Eu trouxe tudo à existência
Todo caminho que ascende a mais alta das esferas,
Para que você pudesse conhecer a glória do amor".

Não pense.
Não se perca em seus pensamentos.
Seus pensamentos são um véu sobre a face da lua.
Esta lua é o seu coração,
e são os pensamentos que o mantém coberto.
Então deixe-os ir.
Apenas deixe-os cair na água.

Sem amor
toda a adoração é um fardo
toda a dança se transforma em rotina
toda a música é um mero barulho.
Toda a chuva do céu poderia cair sobre o mar -
Sem amor,
nenhuma gota se transformaria em uma pérola.

Foi dito
"A Luz de Deus brilha em 6 direções" Um grito veio da multidão:
"Então onde está a Luz?
Devo eu fixar meu olhar à direita ou à esquerda?"
Foi dito:
"Por um momento não o fixe
nem à direita nem à esquerda".

Se você permanecer na casa de um rei
É porque o generoso rei permitiu.
Mas você deve se esforçar para chegar lá.
Não seja tolo -
O atalho para a casa do rei
Está a milhares de milhas fora do caminho.

Para ver a Face de Deus
Você deve mover-se rapidamente,
escapar de todas as armadilhas,
e ter a força para manter-se movendo.
Ainda assim, em todos os 18 mil mundos,
apenas um com o coração puro
não precisa mover-se mais.

As pessoas que são tristes
não sabem de onde vem a tristeza.
As pessoas que são felizes,
não sabem de onde vem a felicidade.
As pessoas que procuram a esquerda,
ou à direita,
nada sabem sobre a esquerda ou direita.
As pessoas que sempre dizem "eu e meu"
nada sabem sobre o que é o "eu"
nem o que é "meu".

Para aqueles que amam,
muçulmanos, cristãos, judeus não existem.
Para aqueles que amam,
fé e infidelidade não existem.
Para aqueles que amam,
corpo, mente, coração e alma não existem.
Por que ouvir aqueles que vêem de outra forma?
Se eles não amam,
seus olhos não existem.

Meu cachecol, minha capa, meu turbante -
alguém ofereceu um níquel por eles.
Meu nome, famoso por todo o mundo -
Ninguém, ninguém, ninguém -
Por um níquel ele é seu

Fazendo o que os outros me diziam,
eu estava cego.
Vindo quando os outros me chamavam,
eu estava perdido.
Então abandonei a todos
eu mesmo, inclusive.

Então encontrei a todos,
eu mesmo, inclusive. A alma vem apenas uma vez,
este corpo, um milhão de vezes.
Eu sou tudo,
indo e vindo
Como posso falar de outro?
Como uma onda meu corpo está aqui e se vai,
Preste atenção -
um milhão de ondas,
um só oceano.

A alma vem apenas uma vez,
este corpo, um milhão de vezes.
O que posso fazer? -
Eu falo embora ninguém me ouça.
Vejo milhares de pessoas que são eu mesmo
Embora elas permaneçam pensando que são elas!

O amor é a manhã
Eu, a chegada da aurora.
O amor é a chuva,
Eu, a primavera florescendo.
Torne-se esse amor,
e tudo o que queima será luz.
Torne-se esse amor,
e toda a noite irá brilhar.

Despedindo-se de mim ele permanece a me desejar.
Sentando-se alegremente ele permanece a me desejar.
Toda a minha vida eu tentei contentar aos outros,
Contentando a mim mesmo ele permanece a me desejar.

A noite chega
e as pessoas vão dormir
como peixes que retornam a água.
Quando acordam
alguns vão trabalhar em seus empregos,
alguns vão trabalhar em si mesmos.

Oh irmão, quem já viu
A sol da manhã à meia-noite?
Quem já viu um verdadeiro amante
Misturar-se com os pretendentes do Amado?
Você chora; "Oh, estou queimando!"
Não chore - quem já viu
A metade de um pãozinho queimando?

Eles dizem que você traz a palavra de Deus
embora tudo o que ouço refere-se ao bem e o mal -
nada sobre amor e verdade.
Se alguém coloca um sinal onde se lê "prisão"
Nos portões de um jardim
Que diferença faz? -
O jardim ainda terá flores
A prisão ainda terá barras.

Você deseja ser sábio? - Jogue fora toda a sabedoria.
Você quer conhecer o amor? -
Preencha seu coração com o amor dEle.
Até a água da vida
sente ciúmes das lágrimas
que correm dos olhos do Amado.

No momento em que ouvi sobre seu amor, eu pensei,
"Para encontrar o Amado
Preciso procurar com o corpo, mente e alma".
Mas não - para encontrar o Amado
você precisa tornar-se o Amado.



Djalal ad-Din Rûmi


Nenhum comentário:

Postar um comentário