sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O amado que encanta o coração




Cuidado! Voe apenas com as asas do sheique de forma que você possa
receber a ajuda de seus braços!
Em um momento a onda de sua misericórdia é a sua asa; no momento
seguinte
seu fogo doloroso carrega-o para cima.
Não pense que este fogo opõe-se a misericórdia - contemple a unidade
que ele espalha!

Com o seu amor o fogo da juventude surgirá.
No coração uma visão da alma irá erguer-se.
Vá adiante e me mate,
Eu sei que é isso que você faz -
Com seu tipo de morte, a vida eterna surge.

Oh Amado, hoje você quis ainda mais:
Nós já estávamos loucos
e você puxou
o último fio de nossa sanidade.
Você rasgou nosso véu,
Você rasgou nossas roupas.
Estamos completamente nus.
Mas ainda assim estamos chorando!

Eu gostaria de manter você perto de mim
como uma harpa
que toca melodias de amor.
Mas você achou melhor quebrar esse jarro.
Bem, aqui estou eu.
Aqui estão as pedras.

Quando derramei lágrimas de sangue
Você me fez rir.
Quando eu sai deste mundo,
você me trouxe de volta.
Então você me pergunta,
"E sobre as suas promessas?"
Que promessas? -
Você fez com que eu quebrasse todas.

Este Amor é o rei
cujo trono nunca pode ser encontrado.
Esta é a essência do Corão embora este verso não possa ser encontrado.
Todo o amante atingido pela flecha do Caçador
irá sangrar,
embora uma ferida não possa ser nunca encontrada.

Se eu apenas pudesse ser as partículas de ar
que o envolvem
E a poeira que cai em seus pés
Seu golpe parece cruel
Embora meu coração seja alegria e luz -
Ao lado de cada golpe doloroso
Sinto seu toque suave.

Você não pode mais me machucar -
Me acostumei aos seus insultos.
E com a sua forma de matar.
Você me deu veneno -
ele é como néctar.
Você bateu em minha cabeça -
isto é como um carinho amoroso.
Com esse tipo de amor,
O que poderei rejeitar?

Se você estiver cansado, ele o fará esperar;
Se você cair no sono, ele o acordará.
Se você se tornar uma montanha, ele irá nivelá-lo
Se você se tornar um oceano, ele irá sorvê-lo até secar.

Eu disse, "meus olhos".
Ele disse, "eles irão flutuar como um rio".
Eu disse, "meu coração".
Ele disse, "ele irá chorar a noite toda".
Eu disse, "meu corpo".
Ele disse, "depois de 2 ou 3 dias eu irei arruiná-lo,
e então, o jogarei para fora da cidade".
Eu não disse mais nada.

Eu vejo sua face,
eu vejo seu sorriso -
Aqui está minha alegria!
Eu sinto sua raiva
Eu sinto seus golpes dolorosos -
Aqui está minha alegria!
Mas o que é isso? -
Ele pediu por minha cabeça!
Pelo menos ele me pediu alguma coisa -
Aqui está minha alegria!

Nas águas de seu amor eu dissolvi como sal -
Nenhum bem, nenhum mal, nenhuma convicção, nenhuma dúvida permanece
Uma estrela explodiu em meu coração
E os sete céus se perderam nela.

O teste rigoroso do seu amor queima.
Ele atira os bons nele
os maus, Ele poupa.
O verdadeiro amante não pode escapar desta morte.
O homem morto corre desta vida!

Você pensa que estou no controle?
Por um momento, ou até por menos,
Posso lhe dizer o que acontece?
Não sou mais que uma pena na mão do escritor,
Mais que uma bola lançada por uma vara de polo.

Você me pergunta sobre o ouro
Você me pergunta sobre o coração
Oh dilacerador do meu coração
Nada sei sobre isso!
Onde está o ouro? O que é ouro? Qual ouro?
Pode um homem pobre contar seu ouro?
Onde está o coração? O que é coração? Qual coração?
Pode um amante falar sobre o seu coração?

Bata,
e Ele irá abrir a porta.
Desapareça,
e Ele o fará brilhar como o sol.
Caia,
e Ele o erguerá aos céus.
Torne-se nada,
e Ele irá torná-lo tudo.

Eu disse, "diga-me o que fazer"
Ele disse, "morra".
Eu disse, "minha alma é mais pura que uma nascente na montanha".
Ele disse, "morra".
Eu disse, "mas eu brilho como a vela,
sou livre como uma borboleta. E você,
Oh sua face ilumina o mundo todo".
Ele disse, "morra".

Separado de ti
me acostumei com essas lágrimas.
Sou uma vela, derretendo com pesar
Um coração, vivo
pelo som de seu próprio choro.

Diariamente eu mantenho
esta saudade em meu coração
Porque sei que ela é apenas encontrada
em lugares sagrados.
Esta saudade,
que é grande demais para o céu e a terra,
cabe facilmente em meu coração,
menor que o buraco de uma agulha.

Junto com minha tristeza está a alegria.
Deitado no chão
posso tocar os céus.
Silencioso como a terra
meus gritos podem ser ouvidos
além das Grandes Esferas.

Oh estou vivo,
Mas essa dor é pior que a morte.
Meu coração geme, meu corpo se quebra,
meu estômago contrai de fome.
Pelo menos para alguém faminto,
quanto mais ele comer, melhor se sentirá.
Mas não com isto,
quanto mais eu como, pior fica.

Toda essa saudade
Tem feito minha face corar.
Me tornei animalesco
Inválido, ansioso, um ser sem valor -
Não, não -
Eu sou um amante do amor,
Sou um leão majestoso
Pensando ser um carneiro.

Eu disse, "meus olhos". Você disse, "busque por Ele".
Eu disse, "meu ventre". Você disse, "rasgue-o".
Eu disse, "meu coração". Você perguntou, "o que tem dentro?"
Eu disse, "saudade". Você disse, "isso é tudo o que você precisa".

Eu gritei e queimei nesse grito.
Eu mantive o silêncio e queimei nesse silêncio.
Então permaneci fora dos extremos -
Fui exatamente para o meio -
E queimei nesse meio.

Estou morto para este mundo.
Tenho estado neste caminho por muito tempo.
A cada dia meu corpo enfraquece
e um dia irá cair de volta à terra.
Não é difícil renunciar à esta vida
e a este mundo,
Mas desistir deste amor é difícil -
não - é impossível.

O amor chegou e me esvaziou
O amor chegou e me preencheu com o Amado.
Ele se tornou o sangue do meu corpo,
Ele se tornou meus braços e pernas,
Ele se tornou tudo!.
Agora tudo o que tenho é um nome,
O resto pertence ao Amado. 


Rumi

Nenhum comentário:

Postar um comentário